quarta-feira, 15 de julho de 2009

Rodada de Negócios chega à 8ª edição

Por quatro anos, o evento bate recordes em negociações e consolida cada vez mais o Agreste pernambucano como um importante gerador econômico de moda para o país

Elas são realizadas duas vezes por ano, atraem milhares de compradores, expositores, geram milhões de reais em negócios, impulsionam o cenário econômico local. Como se não bastasse, ainda reúnem, em três dias, as mais importantes representações empresariais do segmento têxtil do país em um só lugar. Essa poderia ser uma definição da Rodada de Negócios, evento promovido pela Associação Comercial de Caruaru com o apoio de várias entidades.

O nome oficial é Rodada de Negócios da Moda Pernambucana e o objetivo principal estreitar as relações comerciais entre os participantes, através da divulgação dos mais variados produtos e serviços do mercado de confecção nacional. Fabricantes de moda de diversos segmentos, além de compradores atacadistas e varejistas, vêem o evento como um dos mais importantes do segmento têxtil nacional.

No ano passado, a 5ª e 6ª edições movimentaram quase R$ 11 milhões de reais, apenas nos seis dias de realização inicial, correspondentes às duas mostras, afora as negociações fechadas nos meses subsequentes. Para deixar tudo pronto, o trabalho começa bem cedo. São meses de preparação, esforço, expectativa, dedicação. E o resultado? Sempre surpreendente.

Este ano, entre os dias 18 e 20 de março, a capital do Agreste também foi palco de mais um show de moda. A 7ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana continuou trazendo sucesso e inovação. Pela primeira vez, em pareceria com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Tex Brasil e APEX, compradores internacionais foram trazidos à Rodada. “Foi o início do processo de internacionalização que começou com a vinda de compradores portugueses”, disse o presidente da ACIC, Andrerson Porto.

As contas oficiais mostraram a crescente força econômica que a Rodada de Negócios acumula ao longo dos anos. A crise econômica mundial definitivamente não deixou rastros negativos por aqui. O Comitê Gestor da 7ª edição do evento revelou que as comercializações ultrapassaram em 20% os negócios fechados na 5ª Rodada, realizada no mesmo período do ano passado. Números que totalizaram R$ 4,8 milhões em vendas de artigos têxteis da região.

A última Rodada de Negócios também veio em novo formato: pela primeira vez, foi sediada no Maria José Recepções II, devido a maior disponibilidade de espaço, em comparação com o Polo Comercial de Caruaru, onde foram realizadas as outras edições. Ao todo, 90 vendedores da região, 12% a mais do que a última edição, participaram da Rodada que reuniu ainda 250 compradores vindos dos mais variados estados brasileiros. “Essa 7º edição da Rodada foi a consolidação de uma estratégia de comercialização que vem se aperfeiçoando com o passar do tempo, trazendo inúmeros benefícios para a região”, explicou o gestor dos Projetos de Confecções do SEBRAE, Mário César Freitas.

Já a 8ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana está a todo vapor. O evento só será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto, no Maria José Recepções II, entretanto as 94 vagas para vendedores já foram preenchidas. O comitê gestor da Rodada iniciou também a prospecção de compradores. Por isso, Estados como São Paulo, Piauí, Pará, Mato Grosso, Distrito Federal, além dos tradicionais já visitados pela comissão, receberão representantes da J&B Consultores, que está à frente da coordenação geral do evento. O objetivo das viagens é repassar os benefícios e qualidade têxtil encontrados no Agreste de Pernambuco e explicar a finalidade da Rodada de Negócios.

A Rodada de Negócios é realizada pela ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Caruaru), com o apoio da FACEP (Federação das Associações Comerciais do Estado de Pernambuco), Prefeitura Municipal de Caruaru, SEBRAE, FIEPE, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Sindvest, além das associações comerciais de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Surubim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário